CONHEÇA A SECRETARIA

Publicado em 17/05/2021 - 12:36  |  Atualizado em 19/04/2024 - 15:14

A Secretaria Municipal de Habitação atua na urbanização e regularização de favelas e loteamentos, ao mesmo tempo em que promove a construção de moradias em áreas dotadas de infraestrutura, buscando atender principalmente a população de baixa renda.

No ano de 2021, a SMH definiu nova Missão, Visão e Valores, conforme abaixo.

Promover moradia digna para democratizar o direito à cidade.

Fazer do Rio uma só cidade.

Afetividade

Aprendizagem contínua

Competência

Comprometimento

Diálogo

Qualidade na proteção dos serviços

Trabalho em equipe

Competências
  • Planejar, promover, coordenar, executar e fazer executar a Política Municipal de Habitação, em coordenação com os demais órgãos municipais;
  • Promover a urbanização e a regularização fundiária de assentamentos populares, favelas e loteamentos;
  • Promover o acesso à moradia com infraestrutura, transporte e equipamentos públicos;
  • Promover a relocalização das populações assentadas em áreas de risco;
  • Promover a implantação de novas alternativas habitacionais;
  • Promover assistência técnica voltada para Habitação de Interesse Social (ATHIS);
  • Gerar recursos para o financiamento dos programas da política habitacional;
  • Acompanhar as propostas legislativas de interesse da pasta;
  • Monitorar o cumprimento das metas estabelecidas para a secretaria.

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO

Nome: Marcus Medina

Marcus Medina é Secretário Municipal de Habitação da cidade do Rio de Janeiro. Graduado em Ciências Econômicas (Universidade Estácio de Sá) e Relações Internacionais (PUC RJ), tem ainda em seu currículo a especialização em Gestão de Pessoas (FGV) e em Gestão Pública (FGV), além de ter concluído o curso de Mercado de Capitais (FGV) e de Técnico em Análise de Riscos (IBMEC).

Na Prefeitura do Rio de Janeiro, já foi Diretor-Presidente da Empresa Municipal de Informática (IPLANRIO), Secretário Municipal de Trabalho e Emprego; Diretor Financeiro e Administrativo do Gabinete do Prefeito; Subsecretário de Gestão na Secretaria Municipal de Educação e Diretor Administrativo e Financeiro da RIOFILME.

Foi Diretor de Apoio Operacional e Diretor de Relações Institucionais do Detran-RJ.

No Governo do Estado do Rio, atuou ainda como Coordenador Administrativo e Operacional da Secretaria de Planejamento e Gestão; Subsecretário de Esporte da Secretaria de Esporte e Lazer; Subsecretário de Planejamento e Gestão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa; e Superintendente de Gestão de Pessoas da Secretaria de Educação.

Medina também trabalhou na Prefeitura de Niterói, como Subsecretário Municipal de Governo; Superintendente Administrativo e Financeiro/ Fundação de Saúde; e Diretor de Fiscalização da Companhia de Limpeza da cidade (CLIN).

• SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO
    Rua Afonso Cavalcanti, 455, 4° andar,
    prédio anexo – Cidade Nova,
    Rio de Janeiro/RJ CEP: 20211-110

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO:
    Setor: (21) 2293-3350

E-mail (exclusivo para a imprensa):
    comunicacao.smh@gmail.com

Redes Sociais:

• POSTO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO:
    Rua Senhor dos Passos, 50 – Centro.

PROTOCOLO:
    2976-2389 / 2976-1413

DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    Ligue 1746 ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma outra cidade com código de área diferente do 21.

PORTAL:
    www.1746.rio