Prefeitura anuncia obras de urbanização em Costa Barros

• Prefeitura anuncia obras de urbanização em Costa Barros
Publicado em 14/11/2021 - 14:34  |  Atualizado em 16/11/2021 - 09:39

A prefeitura anunciou, neste sábado, o lançamento de um projeto de urbanização integrada da Secretaria Municipal de Habitação no Complexo da Pedreira, em Costa Barros. Serão investidos, no total, cerca de R$ 4,6 milhões (R$ 4.621.783,96) para a recuperação do Parque Linear Nova Cidade de Acari e na urbanização das áreas entre os prédios do conjunto habitacional localizado anexo ao parque.

O projeto prevê um conjunto de intervenções, que serão acompanhadas com participação da população local através de trabalho técnico social. Nelas estão incluídas a pavimentação interna de vias e calçadas, execução de galerias para drenagem pluvial, complementação do sistema de iluminação pública, implantação de projeto paisagístico e mobiliário urbano e obra de reforma da quadra poliesportiva coberta. Já para o parque, estão previstas obras de recuperação em toda a sua área, incluindo a troca de parte do mobiliário urbano (brinquedos e aparelhos de ginástica), reforma das quadras, das arquibancadas, do skate park e do parque infantil. O espaço também ganhará uma Academia da Terceira Idade (ATI).

Projeto prevê pavimentação de área de 16.000 m²

Atualmente, a área de acesso e circulação entre os blocos do conjunto habitacional não tem pavimentação. Algumas áreas foram cimentadas pelos próprios moradores, e o objetivo da Prefeitura é, a partir dos estudos técnicos, desenvolver melhorias, adequando e compatibilizando os projetos de pavimentação, que incluem também vias internas em concreto com área para estacionamento em piso intertravado.

Serão cerca de 16.000 m² de pavimentação nas áreas externas do conjunto. No que se refere à iluminação do local, atualmente atendido por um sistema precário, está prevista a instalação de cerca de 80 novos postes entre os blocos.

A quadra poliesportiva está com a cobertura, estrutura e alambrado deteriorados. A reforma do espaço será feita com recuperação e/ou substituição das estruturas, nova iluminação, pintura de piso, reforma das balizas de futebol e instalação de tabelas de basquete.

O Parque Linear terá todos os seus equipamentos reformados. Atualmente o parque mantém preservada a sua estrutura construtiva original, porém sem conservação, com brinquedos e equipamentos de ginástica deteriorados e pinturas desgastadas. Há ainda um projeto paisagístico que prevê o plantio de árvores e implantação de área gramada para espaço de convivência ao ar livre.

“O Parque Nova Cidade de Acari cumpre um papel fundamental na promoção da integração dessa comunidade. E tenho certeza que, após o término dessa obra, os moradores passarão a contar espaços mais dignos e seguros para conviver e praticar atividades físicas. Parabéns ao prefeito Eduardo Paes por entender a importância da intervenção e dar prioridade a essa obra”, afirmou o secretário de habitação, Cláudio Caiado.