• Chapéu Mangueira e Babilônia vão ganhar clínica da família dentro do programa Morar Carioca
Publicado em 24/10/2023 - 12:55  |  Atualizado
Secretário Patrick Corrêa e Prefeito Eduardo Paes | Reprodução: Jonas Bispo/SMH

As comunidades do Chapéu Mangueira e da Babilônia, no Leme, vão ganhar uma nova clínica da família, dentro do programa Morar Carioca. As instalações da unidade de saúde estão sendo construídas próximas à quadra de esportes da área, numa parceria das secretarias municipais de Habitação e de Saúde. O prefeito Eduardo Paes esteve no local da obra nesta quinta-feira (12/10). O programa também prevê a construção de novas moradias no Chapéu Mangueira.

O prédio da nova clínica da família terá 331,43 metros quadrados e ficará na entrada das duas comunidades, numa área de mais fácil acesso pela Ladeira Ary Barroso. As comunidades hoje são atendidas pelo CMS Chapéu Mangueira-Babilônia, num espaço cedido pela associação de moradores. Além de ter dimensões que não permitem a ampliação dos serviços, o imóvel atual está localizado em uma região que impossibilita, por exemplo, a chegada de ambulância para uma eventual transferência de pacientes. Chapéu Mangueira e Babilônia são atendidas por duas equipes da Estratégia Saúde da Família, com 100% de cobertura das populações locais. São 4.390 moradores com cadastro ativo atualmente no centro municipal de saúde.

A nova clínica da família vai contar com consultórios, farmácias e área administrativa. Ela será construída utilizando os espaços de salas já existentes na área, que serão readequados para as novas instalações.

As obras do conjunto Morar Carioca no Chapéu Mangueira também foram vistoriadas durante a visita à comunidade. No local, estão sendo erguidas 52 unidades habitacionais em quatro blocos, sendo três deles com quatro andares e um, com três. Os apartamentos vão variar de 45 a 50 metros.